Segundo a OMS a ansiedade vai ser a primeira cousa de afastamento do trabalho nos próximos anos, a sua incidência vem crescendo de maneira assustadora. Quando se apresenta de maneira constante o melhor é procurar um profissional.  Leia alguém falando de como se sente quando tem uma crise de ansiedade e como a gente pode ajudar!

“Quando minha ansiedade toma conta de mim eu me sinto como em uma areia movediça…. como se estivesse precisando desesperadamente de uma corda para me segurar. Eu tenho tendência a me preocupar, e muito! Não me considero controladora, mas ter um certo domínio sobre coisas triviais me dá a sensação de segurança… e me mantem distante da ansiedade.

A minha cabeça parece uma colmeia: sempre tem algo acontecendo. Seja pensando no trabalho, seja resolvendo o que vai ser para a janta eu estou sempre pensando: E se? Como vou resolver se der errado?  Ter ansiedade tem suas regalias, se por um lado esta constante ginastica mental é exaustiva, por outro funciona como combustível para a criatividade…. Parece que eu nunca estou sozinha. Sempre tenho algo para pensar, escrever, ouvir, me preocupar…

Provavelmente Ernest Hemingway teve ansiedade; provavelmente Edvard Munchpara criou uma das mais famosas pinturas de todos os tempos (O grito) numa crise de ansiedade. Pesquisadores tem estudado a ligação entre ansiedade e criatividade por bastante tempo. Mas: demais nunca foi bom em nada! Fácil de entender porque num determinado momento a quantidade de “E se….”s  leva minha mente a’ exaustão. Sinto o controle fugindo das minhas mãos e não consigo raciocinar claramente, logo o temporal começa na minha cabeça com forca total fazendo o que até então seria uma atividade trivial virar um problema impossível de ser administrado. Eu me sinto quase afundando no mar.

É muito difícil contar isso para os outros, pois tenho medo de que eles pensem que sou, ou estou ficando “louca”! Mas, porque eu convivo com isso a bastante tempo tem algumas coisas que eu aprendi:

  • Esses sentimentos passam.
  • Eu preciso e gosto da ajuda de amigos, ainda que eu me sinta meio envergonhado de pedir.
  • As vezes até as respostas mais bem-intencionadas podem atrapalhar, a corda que eu preciso é aceitação… paciência.

Algumas coisas que eu gostaria que os outros soubessem:

  • Eu não quero falar sobre isso! Quando fico muito ansioso eu não quero responder perguntas do tipo: O que está acontecendo? Porque vocês está se sentindo assim? Na realidade eu não sei o que está acontecendo. Eu não sei porque está acontecendo. Me sinto num nevoeiro. 

 

  • Não se preocupar não é uma opção! Isso era exatamente que eu queria: não me preocupar. Se eu soubesse como eu estaria fazendo.

 

  • Eu não quero que você sofra comigo. Eu me importo com você, mas quando minha ansiedade ataca, eu não posso te ajudar. Nem a resolver os seus problemas e nem a usar o seu exemplo de superação; ao contrário: eu me sinto ainda mais incompetente.

 

  • Não é apenas estresse. No stress a pessoa está preocupada com algo real e específico, na ansiedade tudo preocupa, e porque eu não consigo identificar a causa eu não consigo resolver…. vira uma bola de neve!

 

  • Eu sei que você quer me ajudar, mas não espero que você resolva meu problema! Pode ter certeza de que já tentei muitas coisas para evitar me sentir assim…” ser mais positivo” não ajuda neste momento!

 

  • Eu estou sofrendo! Embora você me veja tendo uma vida relativamente normal, só eu sei o quanto eu luto diariamente contra estes sentimentos de inadequação!

 

  • Chorar me ajuda a aliviar a tensão. Não se assuste com isso, eu só estou achando uma maneira de ‘extravasar’ o peso que estou sentindo.

 

  • Na maior parte do tempo eu prefiro estar sozinho. Eu realmente gosto de estar calmo e poder refletir sobre as coisas que eu quero resolver.

 

  • Um gesto gentil e carinhoso é tudo o que eu preciso neste momento. Compreensão, aceitação, paciência e se possível um carinho. Estudo mostram que um toque (se for confortável com isso um abraço) libera oxitocina que ajuda a regular as emoções de maneira natural.

 

 

Atendimentos em horário comercial de segunda a sábado,
com horários estendidos no final de tarde.

 

Call Me

021 262 6444

Email Me

therapy@marianemorandini.com

Visit Me

Auckland, New Zealand

 

Leave a Message

© 2019 Mariane Morandini - Creative Therapy | Todos os Direitos Reservados
Website by Luiza Venancio